MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar
..Olá Convidado, siga nosso Twitter, @GC_Players e curta nossa página no www.Facebook.com/gcplayers
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Gco_ann_fx..................................

Compartilhe
 

 Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
wendell24091997
Chefe - Amon
wendell24091997Chefe - Amon


Mensagens : 345
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 26
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando M9chg

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptySeg Jun 18, 2012 8:24 pm

Por Lavínia Carvalho
Fonte: Ideafixa



Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando

Sempre recebo e-mails de aspirantes ou iniciantes na profissão, perguntando o que é preciso fazer para ser um profissional ativo na área. Antes de mais nada, se alguém tem a receita do sucesso, por favor me passe porque eu também não sei. Estou muito longe de alcançar o nível profissional ao qual aspiro e, na verdade, quanto mais aprendo, mais percebo o quanto tenho que aprender. Ainda assim, já estou no mercado há algum tempo e consigo enxergar as coisas com muito mais clareza que no início. E são alguns anos de experiência – e não a falsa ideia de ser uma profissional que está no seu ápice – que me permitem escrever sobre o que já observei e concluí no que diz respeito ao ofício. Não se trata de regras irrefutáveis, uma vez que são fruto de experiências e reflexões pessoais. Além disso, nem tudo funciona para todos e certamente cada profissional tem seus próprios mandamentos. Mas uma listinha de conselhos amigos pode ajudar bastante quem não sabe por onde começar.

1. Escolha bem

Como em qualquer outra profissão, a rotina não é um mar de rosas. Por isso, sempre digo: escolha muito bem o que você vai fazer na vida, porque mesmo o seu trabalho dos sonhos vai ser insuportável às vezes. É muito difícil e cruel ter que escolher uma profissão sem nunca tê-la exercido. O ideal é considerar o que você gosta de fazer e o que faz bem, e não a vida que quer ter. Se você nunca desenhou ou não gosta da coisa, não adianta se imaginar como um ilustrador de sucesso, em seu atelier maravilhoso, cheio de tintas e lápis de cor, com um assistente moderninho. É preciso olhar para dentro, suas habilidades, talentos e o que realmente te dá prazer. Porque, no dia-a-dia, importa muito pouco se tal profissão está na moda ou não, o que vale é a labuta. Mas, aprendi com meu pai que “a vida é dura para quem é mole, e mole para quem é duro”. Ou seja, se você decidir ser um designer ou ilustrador, trabalhar e estudar muito, pode ser feliz e contente.

2. Estude


Conselho óbvio todo mundo repete, e em certos casos vale a pena chover no molhado. Todo mundo precisa aprender o que vai fazer. Mal e mal, você nasce sabendo respirar e fazer funcionar o seu sistema digestivo. E só. O resto, tem que aprender. Nunca se considere um profissional “pronto” e não subestime a importância da educação formal. Sei que você deve ter ouvido falar ou mesmo conhecer profissionais autodidatas que se deram muito bem. Mas saiba que a “escola da vida” é o caminho mais longo, não o mais curto. Mesmo Mozart, que começou a compor aos 5 anos, estudou muito e teve uma vida dura, de dedicação plena à profissão. No Brasil, onde a educação não é item da cesta básica, pode soar bacana sair por aí dizendo que aprendeu tudo sem precisar de professor ou de diploma, mas é só colocar o nariz para fora do País para ver que a educação formal é só, e nada mais, um micro ponto de partida que orienta sua evolução. Pequeno, mas necessário. A educação formal não é um luxo e, sem ela, tudo vai ser mais difícil e nebuloso. Se você não fez faculdade, faça. Se fez, faça pós. Se já fez pós, faça todos os cursos possíveis, leia todos os livros, participe de workshops e eventos da área. Mesmo assim, você vai perceber que sabe muito pouco. O que nos leva ao próximo tópico…

3. Seja humilde


Seja mais humilde que o excremento de um verme manco em coma, e tenha sempre em mente que você pode e deve fazer melhor. Isso não o impede de comemorar suas conquistas ou observar sua evolução. Fique feliz pelo que conseguiu, mas continue no caminho, sempre buscando a próxima etapa. Estimule o olhar crítico e não se deixe seduzir pelo elogio fácil. Elogios são deliciosos, mas pense neles como álcool: na quantidade certa, é ótimo, mas o exagero pode trazer mais danos que benefícios. E sim, receber elogios também vicia. Você não pode evitar ser elogiado e sempre haverá alguém que acha o seu trabalho incrível, mas saiba ouvir o elogio com o filtro da autocrítica e ponha tudo na perspectiva certa. Não procure ser melhor que ninguém além de você mesmo. Gente que se vicia em elogios morre de medo de não recebê-los no próximo trabalho e acaba estagnado, fazendo sempre a mesma coisa.

4. Experimente


Livre da dependência dos elogios, parta para a experimentação. Não fique obstinado em encontrar um estilo ou especializar-se em um único tipo de trabalho. Quanto mais variada for a sua produção, mais as chances de um estilo e um caminho autênticos surgirem. Mesmo que vc queira ser um designer de logos, por exemplo, talvez tenha que fazer muitos trabalhos de outro perfil até afunilar suas atividades. E, mesmo assim, é possível que você encontre outra coisa que gosta mais de fazer, e que faz até melhor. Não se preocupe em usar sempre um mesmo recurso para ser inconfundível. Crie seguindo as necessidades do briefing, dê “110%” em cada projeto e faça do bom trabalho a sua assinatura. Com o tempo, as pessoas vão dizer que o seu “estilo” é isso ou aquilo, e é possível que você não tenha ideia do que estão falando, mas deve estar no caminho certo.

5. Pratique

Mais um conselho óbvio, mas que não podia faltar na lista. Praticar não é só a visão romântica do ilustrador com um moleskine no ônibus desenhando as pessoas. Isso também é muito importante e deve fazer parte da rotina de todo profissional, mas trabalhar é a melhor prática. É trabalhando que se aprende como o mercado funciona e também como você funciona. Então, trabalhe o máximo que conseguir. Não espere para se envolver apenas em projetos espetaculares que vão quebrar as barreiras do design mundial. O logo da padaria da esquina pode ser um desafio ainda maior e que trará muitos benefícios à sua maturidade profissional. Mesmo porque lidar com o seu Manuel vai ser bem mais desafiador do que lidar com a equipe de profissionais ultra qualificados da Coca-Cola.

6. Todo projeto é importante

O pior projeto é aquele que você não quer colocar no portfólio. Você pode ter sido bem remunerado por ele, mas o retorno é restrito ao dinheiro e à experiência adquirida. E o retorno de um projeto pode ser muito maior. Por isso, o logo da padaria deve ser tratado como um projeto tão importante e não menos sério que qualquer projeto grande que você venha a pegar. Se você acha que está ganhando pouco para fazer um trabalho, faça que o retorno seja maior que a remuneração. Faça um trabalho excelente que você possa colocar com orgulho no seu portfólio para atrair novos clientes, assim, você perde menos. Além disso, pequenos projetos, em geral, permitem mais liberdade criativa do que grandes empreitadas. Isso vale também para quem está em uma agência ou estúdio. Às vezes aquele projeto que ninguém quer pegar acaba se tornando seu cartão de visitas. Por isso, mantenha sempre nas alturas seu padrão de qualidade, em todos os trabalhos e projetos pessoais.

7. Divulgue seu trabalho, mas sem queimar o filme

É importante divulgar o seu trabalho e você deve investir um pouco de tempo e dinheiro para mostrar, ao mundo, sua existência. Para começar, tenha um site, um cartão e um email próprio com o seu domínio. “Arrobazipmail” não pega bem para um profissional. Tenha um site simples e objetivo. Pense nele como uma galeria: o que vale, são as obras. É bacana também usar as ferramentas disponíveis na internet, como Flickr, Tumblr, Cargo Collective, etc. Marcar presença nas redes sociais também é necessário, mas com cautela. Elas são importantes para a divulgação dos seus projetos, mas cuidado para não parecer um egocêntrico chato que só fala de si mesmo e de suas conquistas. Sabe aquele ilustrador que posta no Twitter cada rabisco que faz pedindo para ser elogiado/votado/comentado? Feio, muito feio. Tenha uma postura elegante e divulgue seu trabalho com sabedoria.

8. Seu portfólio: a cara do pai!

Construir um bom portfólio é um exercício de desapego. Nem sempre o projeto que sugou sua juventude e seu sangue por 6 meses tem um resultado que merece ser mostrado. Triste, mas verdadeiro. Selecione aquilo que é relevante pelo resultado, não pelo processo, nem pelo cliente. Nesse ponto, vale pedir para algum colega (e não para a mãe) dar palpites quanto ao que deve ou não ser apresentado. E, aqui, mais uma vez, a humildade será necessária. O seu portfólio vai representar você como profissional e nortear os trabalhos que vão aparecer. Inclua nele o perfil de projeto que você gosta de fazer. Mantenha seu olhar crítico e seu portfólio atualizado, e faça uma boa faxina de tempos em tempos.

9. Tenha calma

Sim, você vai precisar de toneladas dela, todos os dias. Para lidar com os clientes, com os chefes, com os projetos, com as expectativas, com as frustrações e, sobretudo, com o tempo necessário para que as coisas comecem a funcionar e você se sinta, de fato, seguro como profissional. Não adianta querer um portfólio espetacular e uma carreira meteórica em 6 meses. Pode até acontecer, mas é bem provável (e até desejável, pelo bem do seu desenvolvimento pessoal) que você demore um pouco para conseguir ter um emprego bacana, uma boa cartela de clientes e um portfólio consistente. Não queime etapas, elas existem por um motivo. A profissão requer muito estudo, disciplina e trabalho árduo. E mesmo que você ganhe concursos ou tenha mil seguidores no Twitter, é quase certo que esteja longe de alcançar sua plenitude profissional. Então, não tenha pressa de “chegar lá”. Leve o tempo que precisar, sempre trabalhando e evoluindo, para se posicionar no mercado.

10. Respeite a profissão

Se você não quer competir com o “sobrinho do dono que mexe no computador”, seja diferente dele, tanto na hora de fazer o trabalho, quanto na hora de cobrar. Seu trabalho precisa ser adequadamente remunerado para compensar o dinheiro e o tempo necessários ao estudo e ao desenvolvimento profissional. Mesmo que você, como iniciante, não consiga cobrar por um trabalho o custo padrão do mercado (que varia muito), precisa considerá-lo como ponto de partida para um orçamento. Se você tem ou quer um emprego em agência ou estúdio, procure uma vaga com remuneração decente. Por vezes os contratantes se aproveitam do fato de que designers e ilustradores têm paixão pelo que fazem para explorá-los com salários que seriam motivo de riso em qualquer outra profissão. Se o seu caminho é o de freela, existem algumas tabelas com valores-padrão para cada tipo de serviço. A tabela da ADG é uma boa referência. Ciente do seu valor, você deve se esforçar muito e desenvolver bons trabalhos para provar que vale a pena contratar um profissional qualificado. Bem remunerado, você vai investir mais no seu desenvolvimento, trabalhar melhor e evoluir. Qualificar e valorizar a profissão é uma responsabilidade de todos nós. E você só tem a ganhar.
Gostei muito das dicas, espero que também gostem.
Ir para o topo Ir para baixo
Batatinha
Nv. 0 - Arredores de Serdin
BatatinhaNv. 0 - Arredores de Serdin


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/06/2012
Idade : 25
Localização : Sãp Paulo

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptySeg Jun 18, 2012 8:26 pm

obrigado esclareceu minhas duvidas
Ir para o topo Ir para baixo
lucasJLD
Tutor Azin
lucasJLDTutor Azin


Mensagens : 820
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 27
Localização : Fórum GCPlayers
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando HQoYJ

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptySeg Jun 18, 2012 11:05 pm

Estou sem paciência para ler agora, mais tarde eu comento com minha opinião.
Wend, eu acho que o tópico está na área errada... Notifique algum moderador para mover o tópico para a área principal da Fanart.
Obrigado por compartilhar este conteúdo, pela passada de olhos que dei, acho que irá tirar várias duvidas do pessoal.
Ir para o topo Ir para baixo
http://galeriajld.webnode.com/
Giih Vedder
Tutor Fanart
Giih VedderTutor Fanart


Mensagens : 702
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 38
Localização : São Paulo
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando RUFDw

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 7:35 am

@Wendell

Eu infelizmente estou completamente sem tempo para ler, mas dei uma passada de olhos e achei o texto muito interessante. A parte do seja humilde então nem se fala, sempre aparece alguém se achando a última bolacha do pacote e isso me irrita bastante.


@JLD

Com são dicas, mesmo não ensinando a fazer algo eu acho interessante que elas permanessam em meio aos tutoriais.




Fixado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://meadiciona.com/giihvedder
Christoph Kaahi
Guilda Drops
Christoph KaahiGuilda Drops


Mensagens : 1941
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 24
Localização : Região de Sinnoh
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando OWLTm

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 8:35 am

Que legal WenWen. Gostei mesmo não lendo.
Mas o que me chamou a atenção foi a "Seja humilde" Por que isso é essencial para um Designer.
Ir para o topo Ir para baixo
TheDarkBoy
Tutor Lupus
TheDarkBoyTutor Lupus


Mensagens : 970
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 25
Localização : Araguaína-TO
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando NnmWF

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 9:56 am

Esses conselhos são de grande utilidade, tenho certeza que esse topico vai ajudar muita gnt.
Merece um "+"!
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/#!/GC_TheDarkBoy
Umbrella69
Nv. 0 - Território do Verme Dragão
Umbrella69Nv. 0 - Território do Verme Dragão


Mensagens : 168
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 29
Localização : Terra do Sol - Ceará...;D
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando RUFDw

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 10:16 am

O mais legal é que essas dicas não se aplicam só a profissão de "dizáiner" kkkkk Mas qualquer profissão requer esses conselhinhos para que se saia bem no mercado. Muito bom mesmo. Gostei do jeito que o wendell escreve, bem "afiado"...;D
See ya.
Ir para o topo Ir para baixo
wendell24091997
Chefe - Amon
wendell24091997Chefe - Amon


Mensagens : 345
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 26
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando M9chg

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 3:59 pm

Giih Vedder escreveu:
@Wendell

Eu infelizmente estou completamente sem tempo para ler, mas dei uma passada de olhos e achei o texto muito interessante. A parte do seja humilde então nem se fala, sempre aparece alguém se achando a última bolacha do pacote e isso me irrita bastante.


@JLD

Com são dicas, mesmo não ensinando a fazer algo eu acho interessante que elas permanessam em meio aos tutoriais.




Fixado!

Awwn Thx Giih..
Gente quando puderem ler, leiam super recomendado

@Umbrella:
não fui eu quem fiz acima das dicas tem dizendo o nome da autora e a fonte.. ela se chama "Lavínia Carvalho" achei super interessante e resolvi postar aqui .
Ir para o topo Ir para baixo
guiifranca
Nv. 0 - Continente Elia
guiifrancaNv. 0 - Continente Elia


Mensagens : 227
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 28
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Ppx4H

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyTer Jun 19, 2012 4:09 pm

A parte do seja humilde me lembrou alguém em especial

As dicas parecem ser bem interessantes, só dei uma lida rápida porque tenho muita coisa pra fazer agora. As dicas serão bem úteis para todos que gostam de fazer essa arte; inclusive eu! =P

Quando terminar meus 6216752946 trabalhos eu leio tudo q

Ir para o topo Ir para baixo
Umbrella69
Nv. 0 - Território do Verme Dragão
Umbrella69Nv. 0 - Território do Verme Dragão


Mensagens : 168
Data de inscrição : 20/02/2012
Idade : 29
Localização : Terra do Sol - Ceará...;D
Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando RUFDw

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando EmptyQua Jun 20, 2012 9:50 pm

Wendell...tenho complexidade pra ler essas partes dos créditos. kkk Pulo logo pro conteúdo. Desculpe o fail...Mas se parece um pouco quando eu conversava pela chatbox, era parecido com as formas como você "falava"...o.O liga não, eu vejo coisas mesmo
See ya.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty
MensagemAssunto: Re: Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando   Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Mamãe, quero ser dizáiner! – 10 conselhos para quem está iniciando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» [Votação]Quem você quer para ser tutor do forum?
» Família Linker-Descubra quem é quem.
» Família Valentine. Descubra quem é quem
» Os Conselhos da Garota Elfica.
» [Encerrado] Sorteio de uma key para jogar M.A.R.S!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum :: Grand Chase e Arte :: Fanart :: Tutoriais-
Abrir Bate-papo (Chatbox)