MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar
..Olá Convidado, siga nosso Twitter, @GC_Players e curta nossa página no www.Facebook.com/gcplayers
Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Gco_ann_fx..................................

Compartilhe
 

 Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
MadHatter
Nv. 0 - Ponte Infernal
MadHatterNv. 0 - Ponte Infernal


Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/02/2012
Idade : 25
Localização : Brasil.

Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Empty
MensagemAssunto: Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.   Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. EmptySáb Mar 03, 2012 9:31 am

Este tutorial não é de autoria minha, mesmo assim, espero que gostem.


Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.



Para criar uma boa Fanfic, iremos precisar de dez coisas principais. São elas:

1- Um bom dicionário
2- O autor da fic precisa ser um bom leitor
3- Criatividade, imaginação
4- História
5- Personagens, lugares
6- Expressar o que pensa
7- Inteligencia
8- Saber o que o publico gosta
9- Respeitar a opinião do publico
10- Não desistir

Este tutorial visa mostrar como criar uma fanfic simples, com exemplos rápidos e de fácil compreenção do leitor.

Tópicos:

1- História
1.1- Tipo de Narração
2- Dicas Ortográficas
3- Personagens
3.1 - Descrição
4- Lugares (ou "fundo")
5- Fala
6- Nome
7- Enredo
8- Dicas
9- Agradecimentos

Capitulo 1: História

Uma boa fanfic sempre deve ter uma boa história. Sem falar que, uma fanfic ou um livro não é nada sem a história. Sem a mesma, iremos ficar lendo perdidamente e desnecessáriamente. Vejamos alguns exemplos:

Errado:
"Eu cheguei disse oi, fiz nada disse pouco"

Certo:
"Eu cheguei em casa, disse oi, quase nada fiz, apenas disse pouco"

No modo errado, dei um exemplo de história sem sentido: Chegou aonde? Fez o que? O que disse?
Já no modo certo, eu fiz: Descrição do lugar; o que a personagem falou, o que a personagem fez, e dei uma característica a pessoa.
Note que esse trecho está em primeira pessoa do singular. Vemos os exemplos na terceira pessoa:

Errado:
"Ela chegou me disse oi, fez nada, disse pouco"

Certo:
"Ela chegou em casa, me disse oi, quase nada fez, apenas disse pouco"

Capitulo 1.1: Modo de Narração

O modo de narração é em que modo você conta a história. Temos: 1ª pessoa do singular, 3ª pessoa do singular, 1ª pessoa do plural e 3ª pessoa do plural. Agora, vejamos os exemplos:

1ª Pessoa/Singular:
"Eu cheguei em casa, disse oi, quase nada fiz, apenas disse pouco"
Neste exemplo, contamos a história sendo eu o sujeito principal.

3ª Pessoa/Singular:
"Ela chegou em casa, me disse oi, quase nada fez, apenas disse pouco"
Note que aqui, o sujeito é Ele/Ela.

1ª Pessoa/Plural:
"Nós chegamos em casa, dissemos oi, não fizemos quase nada, apenas dissemos pouca coisa"
Aqui já estou me referindo a eu, e a outras pessoas.

3ª Pessoa/Plural:
"Elas chegaram em casa, disseram oi, mas disseram pouca coisa"
Aqui, já me refiro a Eles/Elas, e não a mim.

Capitulo 2: Dicas Ortográficas

Neste capitulo vamos ver algumas palavras iguais, porém veremos que uma letra pode mudar todo o sentindo. Aqui apenas apresentarei exemplos:

Mas e Mais -
Mas: Quando pode ser substituida por porém
Mais: Que dá noção de quantidade

Há e A -
Há: Forma do Verbo Haver, dá noção de tempo
A: É uma preposição

Mal e Mau -
Mal: É antônimo de BEM
Mau: É antônimo de BOM

Bem e Bom -
Bom: É quando a pessoa é BOA
Bem: É quando a pessoa está BEM

Por que, Por quê, Porquê e Porque -
Por que: É usado para fazer perguntas
Por quê: É usado no final de frases interrogativas
Porquê: Quando tem valor de um substantivo
Porque: Utilizado para dar resposta ou explicar algo
*A família PQ não é muito cobrada hoje em dia.

Capitulo 3: Personagens

Uma história não é uma história sem personagens. São eles que fazem a história se movimentar, são eles que fazem parte da "vida" da história, são eles a parte da história que é "dinâmica". Nas fanfic's, temos sempre muitos personagens, mais os principais são:

Principal (Masc. ou Fem.) - É o que sempre está na história, é o que aparece mais frequentemente e é o personagem mais importante da história.
Rival (Masc. ou Fem.) - É o personagem que é o inimigo do personagem principal. Muitas vezes o termo "rival" é mal usado.
Secundário (Masc. ou Fem.) - É geralmente o "amigo" do personagem principal, mas as vezes, não. Esse aparece já não aparece com tanta frequencia na história, e também na maioria das vezes não é muito importante.
Terciário (Masc. ou Fem.) - É o que menos aparece e é muito menos importante, porém pode realizar ações de outros personagens.
Outros - São geralmente vendedores, ou cidadões, ou qualquer pessoa sem NENHUMA grande importancia na história.

Esses são os tipos de personagem, agora, é só utiliza-los!

Capitulo 3.1: Descrição
Uma boa história, sempre tem personagens com descrições que facilitam os leitores a reconhecer a personagem, mesmo sem citar nomes. Vejamos o exemplo:

"Uma menina de cabelos loiros e curtos, olhos azuis cintilantes, com uma roupa preta, e maquiagem pesada que acabava com sua linda face, chegou em casa, disse oi, não fez quase nada, apenas disse pouco".

O exemplo acima é um bom uso das descrições, use-as também!

Capitulo 4: Lugares
Os lugares são onde a história se passa. Uma boa história sempre tem uma boa descrição de um lugar, como por exemplo:

"Uma menina de cabelos loiros e curtos, olhos azuis cintilantes, com uma roupa preta, e maquiagem pesada que acabava com sua linda face, chegou em uma casa com paredes amarelas e uma escada de madeira velha, disse oi, não fez quase nada, apenas disse pouco".

Este é um exemplo que indicamos o lugar (A casa) e damos características a ele (Com paredes amarelas e uma escada de madeira velha).

Podemos aprimorar mais ainda, mais essa função não cabe a mim, cabe a você, escritor e leitor desse tutorial.

Capitulo 5: Fala
A "fala" ou a "conversasão" entre personagens, é de estrema importancia nas histórias. Com essas falas, você pode dar um caonteúdo bem mais "dinâmico" a sua história. Vejamos exemplos:

Errado:
"O garoto chegou e disse o Oi"

Certo:
" O garoto chegou dentro da balada e disse:
- Oi!"

Lembrando que é muito chato ter que ler falas entre ()/{}/[]. É sempre bom ler diretamente, com o travessão. Temos três jeitos.

Com dois pontos: Indica o nome do personagem, e depois em baixo a fala
Direto: O personagem fala e no meio da fala fica o nome dele (- disse o garoto -)
No Final: O nome e alguma descrição do personagem fica no final da fala.

Só isso, simples assim.

Capitulo 6: Nome

Um personagem, sempre precisa de um nome (a não ser que seja usado um artigo indefinido). Os nomes, geralmete são em inglês ou em português, nomes comuns e de fácil pronunciamento. Porém, na maioria dos personagens ricos, ou elegantes, usamos um sobrenome as vezes mais difíceis. As vezes. Escolher o nome vai com a imaginação de cada um.

Capitulo 7: Enredo

Não existe história sem enredo. O enredo é o "sentido" que a história toma. Se pegarmos o exemplo da garota, iriamos ter a segunda seqüencia narrativa:

1- Eu cheguei em casa
2- Disse oi
3- Quase nada fiz
4- E disse pouco

Assim, temos o "esqueleto" do enredo, e é sempre bem mais fácil fazer a seqüencia e então escrever o capitulo, do que ir escrevendo tudo sem sentido.
*Não tente fazer a seqüencia narrativa deste tutorial, seria perda de tempo!

Capitulo 8: Dicas

Neste capitulo você terá dicas para começar uma boa fanfic. E elas são:

1- É sempre bom antes de escrever o prólogo, fazer a ficha dos personagens
2- É sempre bom antes de escreve o capitulo 1, escrever um prólogo para já ir explicando
3- Tente fazer o enredo, as falas, os personagens e a descrição o mais claro possível para o leitor.
4- Desponha-se de muitas falas, porém não abuse!
5- Ponha imagens ou desenho (se você fizer) de seus personagens!

Bem, acredite, essas 5 dicas irão lhe ajudar em muitas coisas.

Capitulo 9: Agradecimentos

É, agora vou agradecer a todas as pessoas que tornaram esse tutorial possível:

1- Agradeço a deus por ter me deixado escrever isso
2- Agradeço a minhas professoras Sônia e Dione
3- Agradeço a equipe do fórum Grand Chase por ter tornado isso possível
4- E por ultimo, agradeço a você que irá usar esse tutorial como passaporte!

Abraços, FireFan!

Fim...
Tutorial feito por : FireFan/Gray Ghost

Byetcha, e espero que usem esse tutorial... He He He He, decidi adicionar um tutorial mais completo!
Ps.: Eu tirei esse tutorial do fórum do Yu-Gi-Oh Extremo, porém lá minha conta tem o nome de Gray Ghost, logo, Gray Ghost/FireFan escreveu esse tuto. Quem quiser pode ver o link: http://z12.invisionfree.com/Shadow_Kingdom/index.php?showtopic=1228

Bem, fui!
Ir para o topo Ir para baixo
Kuran
Nv. 0 - Mar de Patusei
KuranNv. 0 - Mar de Patusei


Mensagens : 216
Data de inscrição : 03/02/2012
Idade : 27
Localização : Ernas
Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. S15Dl

Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.   Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. EmptyDom Mar 04, 2012 3:34 pm

Eu só discordo em parte de uma coisa.
Não adianta escrever o que o publico gosta, se você não gosta daquele estilo.
Eu acho que se deve escrever o que goste e se sente bem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ninguem-merece.tumblr.com
Christoph Kaahi
Guilda Drops
Christoph KaahiGuilda Drops


Mensagens : 1941
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 24
Localização : Região de Sinnoh
Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. OWLTm

Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.   Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. EmptyDom Mar 04, 2012 3:53 pm

bom eu acho que o autor já tem que ter a história em mente.Não li pq não tenho tempo,depois leio hehe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.   Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Tutorial de como montar uma fanfic rapidamente.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como fazer uma boa fanfic.
» [Tutorial]Como desenhar mangá
» [Tutorial] Como Criar uma Fanbar.
» [Tutorial] Como Salvar Styles.
» [Tutorial]Como utilizar Assinatura e Avatar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum :: Grand Chase e Arte :: Fanfic-
Abrir Bate-papo (Chatbox)