MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar
..Olá Convidado, siga nosso Twitter, @GC_Players e curta nossa página no www.Facebook.com/gcplayers
Osamu tezuca----Bibliografia. Gco_ann_fx..................................

Compartilhe
 

 Osamu tezuca----Bibliografia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jfurt
Nv. 0 - Território do Verme Dragão
jfurtNv. 0 - Território do Verme Dragão


Mensagens : 168
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro -RJ

Osamu tezuca----Bibliografia. Empty
MensagemAssunto: Osamu tezuca----Bibliografia.   Osamu tezuca----Bibliografia. EmptySáb Mar 31, 2012 6:19 pm

Quem nunca houviu falar em astroboy?Princess and Knight (Princesa e o cavaleiro)?Ou '' Kimba, o leão branco'' soa melhor?Não?Então entenda quem foi Osamu Tezuca lendo esse artigo especial feita por mim e um outro site.

Osamu Tezuka (手塚 治虫, Osamu Tezuka) (Toyonaka, Japão; 3 de novembro de 1928Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká (desenhista de mangás) que influenciou muito esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o “pai do mangá moderno”.

Sua grande produtividade e suas técnicas e gêneros pioneiros transformaram o mundo das histórias em quadrinho no Japão. Ele não é o inventor dos mangás, ele é o autor que os popularizou. O desenho de Tezuka é facilmente identificável: o traço é claro, as imagens, simples, o enquadramento cinematográfico e o humor têm sempre seu lugar. O autor nunca hesita em se colocar em cena, com sua silhueta reconhecível principalmente por sua boina e seus óculos grossos. Ele, no entanto, não se coloca sempre em bons papéis e é expulso de cena às vezes.

Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente.

A lista a seguir traz apenas as obras de maior destaque do autor. Os anos citados ao lado de cada título referem-se ao período de serialização de cada mangá.


Ma-chan no Nikkichou (O Diário de Ma-chan), 1946. A estréia de Tezuka como desenhista profissional de mangá se deu com essa tira no jornal Shokokumin Shimbun em Osaka. Ele tinha dezessete anos quando começou a publicar as tiras.

Shin Takarajima (Nova Ilha do Tesouro), 1947. Este é o mangá que tornou Tezuka famoso no Japão. É uma história de ação sobre um menino chamado Pete que acha o mapa de um tesouro e parte em busca deste. Baseado no livro de seu amigo do grupo de mangakás de Kansai. Seu estilo ocidental e sua narrativa inovadora atraíram muita atenção e o tornaram um best-seller com 400.000 cópias vendidas abrindo terreno para a mania de mangá e seu estilo moderno.

Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco) 1950—54. Mais conhecido no Ocidente como Kimba, o Leão Branco, este mangá estabeleceu uma das mais icônicas criações de Tezuka. Sua primeira obra seriada de longa duração segue as aventuras de Leo, o leão, e sua tentativa de suceder seu pai, morto por um caçador, como rei da selva. Em 1965, a Mushi Productions fez uma série animada baseada no mangá, a primeira animação colorida da televisão japonesa. Alguns fãs são de opinião que a história foi plagiada pela Walt Disney Company em 1994 como O Rei Leão[8] e que Tezuka nunca recebeu crédito da Disney pela criação, muito menos dinheiro.

Tetsuwan Atom (Astro Boy), 1952—68. A seqüência de Captain Atom faz de Astro Boy o personagem principal. Eventualmente, esta se tornaria a mais famosa criação de Tezuka. Em 1963, Astro Boy estréia como o primeiro programa comercial animado da televisão japonesa. O programa semanal de trinta minutos obteve altos índices de aprovação do público e da crítica, e gerou a primeira mania de anime no Japão. No Brasil somente a versão de 2003 foi exibida. Diversas outras séries de Astro Boy têm sido feitas desde então.

Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), 1953—56. Título que relata as desventuras da Princesa Safire, que precisa fingir ser um homem por que o trono da Terra de Prata só pode ser ocupado por homens. O mangá tem forte inspiração nos temas e estilos dos musicais do Teatro de Takarazuka a que Tezuka assistia em sua juventude.[9] O próprio Ribbon no Kichi criou um gênero inédito no mundo, o de quadrinhos que tem como público alvo as meninas (chamado shojo) e estabeleceu muitos dos temas dos shoujos posteriores. Foi transformado em anime em 1967 e exibido no Brasil entre 1973 e 1984, com enorme sucesso.

Hi no Tori (Pássaro de Fogo/Phoenix), 1956—1989. A obra mais profunda e ambiciosa de Tezuka, lidando com a busca do homem por imortalidade, estende-se do passado distante ao futuro longínqüo. Continua inacabada.

Black Jack, 1973—83. A história de Black Jack, um talentoso cirurgião que cobra enormes quantias para realizar cirurgias. Este é o mais longo trabalho de Tezuka. A obra recebeu o Japan Cartoonists' Association Special Award em 1975 e o Koudansha Manga Award em 1977.

Buddha (Buda), 1974—84. A visão de Tezuka da vida de Buda. A série é aclamada como sendo retrato fiel da época de Buda, apesar das liberdades criativas que Tezuka dá a si mesmo.

Adolf ni Tsugu (Os três Adolfs), 1983—85. Um mangá que se passa pouco antes da Segunda Guerra Mundial, centrado em três pessoas com o nome Adolf: um judeu, um alemão, e o próprio Adolf Hitler.
Magma Taishi, 1966–1967. Primeiro Tokusatsu colorido.

Entre outras animações produzidas por Osamu e exibidas com sucesso no Brasil podemos citar: Don Drácula, Visitantes do Espaço (também conhecido como Os Três Espaciais) e Jet Marte - O Menino Biônico (uma variação high-tech do Astro Boy).



O museu

Museu Osamu Tezuka.
O museu de 1400 m² inaugurado em 25 de abril de 1994 tem três andares. No subsolo, há uma "fábrica de desenhos" em que os visitantes podem fazer suas próprias animações, além de uma maquete da cidade de Takarazuka e uma réplica da mesa em que Osamu Tezuka trabalhava.

No andar térreo, no caminho antes da entrada do prédio, se encontram imitações das mãos e pés de diversos personagens de Tezuka (como em uma verdadeira calçada da fama) e do lado de dentro, no hall de entrada, réplicas da mobília de "A Princesa e o Cavaleiro". No mesmo andar, se encontra uma exposição permanente de mangás e uma sala para a exibição de animes. A exposição é dividida em duas partes: Osamu Tezuka e a cidade de Takarazuka e Osamu Tezuka, o autor.

No primeiro andar, são realizadas as exposições temáticas e estão disponíveis uma biblioteca, com quinhentas obras de Tezuka, uma videoteca e uma sala de descanso com a decoração inspirada em "Kimba, o Leão Branco".

Há ainda um observatório de vidro que representa o planeta Terra e é baseado em um livro escrito por ele em sua infância chamado "Salvem a Terra de Vidro




Curiosidades:Muitos não sabem mas o Mauricio de Souza,diz ter sofrido uma forte infleuncia do artista em meados dos anos 70.Isso porque Ozamu tezuca pioneiro na arte e nas tecnicas empregadas ate hoje nos mangas teria visto um dos seus trabalhos,que por sua vez teria o elogiado bastante.Apartir dai foi estudada a possibilidade em Bolonha de Ozamu atraves de seu estudio levar a turminha para o Japão atraves de uma estoria onde os personagens de mauricio pudessem interagir com os do Ozamu.Porem, como uma ironia do destino o projeto não veria a se concretizar a mas de 23 anos atras, porque Ozamu teria deixado todo um pais orfã e pricipalmente os artistas da epoca que deram continuidades ao estilo,pois o mesmo veria a falecer tres anos mas tarde.Seria isso que motivou o mauricio a fazer a Turminha estilo manga?Eu realmente não sei.Atualmente o manga representa 40% de tudo que e impresso no pais ultrapassando inclusive a venda livros bast-sellers.Anime representa 80% da audiencia no pais e podemos afirmar que tudo isso se deve ao pionerismo dele.No inicio da guerra e ate a metade dos anos 50 os hq eram muito mal visto pelo governo japones devida as profundas magoas que ficaram neles a pos a derrota da segunda grande guerra.Osamu vendo um possivel potencial nisso teve que mudar o estilo de fazer quadrinhos para que assim o governo nao impedisse dele vender seu trabalho em uma pequena lojinha que ele tinha na sua terra natal.E assim foi ate que ganhou um emprego em um jornal e publicaram uma tira dele e etc.
Bom,isso e apenas uma curiosidade vcs podem pesquizar mas afinco que tem bem mas conteudo sobre isso no wikipedia-enciclopedia livre.Inclusive falando mas sobre a carreira de Osamu.
O brigado por lerem e boa noite.Qualquer erro e critica,ou ate mesmo sugestão postem aqui.COMENTEM.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.animeshade.com.br  www.animeblade.com.br   www.animal
lord-arthur
Chefe - Amon
lord-arthurChefe - Amon


Mensagens : 611
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 28
Localização : Santa Maria-DF

Osamu tezuca----Bibliografia. Empty
MensagemAssunto: Re: Osamu tezuca----Bibliografia.   Osamu tezuca----Bibliografia. EmptySáb Mar 31, 2012 11:33 pm

Osamu Tezuca so uma palavra descreve:Mito
O cara e muito bom
Ir para o topo Ir para baixo
jfurt
Nv. 0 - Território do Verme Dragão
jfurtNv. 0 - Território do Verme Dragão


Mensagens : 168
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro -RJ

Osamu tezuca----Bibliografia. Empty
MensagemAssunto: Re: Osamu tezuca----Bibliografia.   Osamu tezuca----Bibliografia. EmptyDom Abr 01, 2012 1:17 am

lord-arthur escreveu:
Osamu Tezuca so uma palavra descreve:Mito
O cara e muito bom
Obrigado pelo comentario.E o cara era muito a frente do seu tempo,so não publicou mas,pq na sua infancia o governo era muito preconceituoso.O black Jack recebeu um remake depois uns 15 anos depois claro que com outros traços mas modernos o que nao agradou muitos os fãs da epoca de que o autor era vivo,se nao me engano o Animax Brasil chegou a passar esse anime um tempo na sua grade de programação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.animeshade.com.br  www.animeblade.com.br   www.animal
Conteúdo patrocinado




Osamu tezuca----Bibliografia. Empty
MensagemAssunto: Re: Osamu tezuca----Bibliografia.   Osamu tezuca----Bibliografia. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Osamu tezuca----Bibliografia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUDAMOS - Visitem www.grandchaseplayers.com.br/forum :: Outros :: Off-Topic-
Abrir Bate-papo (Chatbox)