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 Discussão geral do metagame

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Xennap
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MensagemAssunto: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyTer Fev 14, 2012 9:26 pm

Olá pessoal! Em uma tentativa de desenvolver a comunidade competitiva do Grand Chase Brasil resolvi criar esse tópico. Mas afinal o que é metagame? Em palavras simples metagame é basicamente tudo o que influencia o jogo, os chars, cenários, props, ST builds, pets, enfim tudo.
Grand Chase é um jogo muito desequilibrado, verdade. Mas ao invés de ficar se lamentando que tal classe é OP, e tal classe é UP seria interessante se a gente se resunísse e buscasse uma forma de tornar o jogo mais coerente. Claro que jamáis deixaríamos tudo 100% equilibrado, mas só de termos noção de que Xamã é páreo para Justiceira mas não para Retalhador já é um grande passo.

E como fazemos isso? Vamos aos poucos. Criei esse tópico para fazer uma sondagem, ver como vocês enxergam o jogo e testar a capacidade de, juntos, desenvolver senso crítico de jogo competitivo. Também seria interessante se discutíssemos aqui as mudanças nos chars, quem foi buffado ou nerfado e as implicações disso para o ambiente competitivo.
Aqui vocês podem falar sobre qualquer coisa ligada ao ambiente competitivo, sem flames ou floods, ok? Vou tentar conduzir inicialmente a discussão, mas vocês podem fazer o tópico tomar outros rumos também.

Com o intuito de agrupar as classes por força eu tentei fazer um banlist semi-tier list. Ela não tem nada a ver com as regras de campeonato, apenas uma tentativa de pensar melhor nas classes. Gostaria que vocês discutissem, dessem opiniões e me ajudassem a incrementá-la. Eu a coloquei no spoiler abaixo:
Notem que eu estou desconsiderando ST (tanto talentos específicos como comuns) completamente nessa lista:

Spoiler:

Depois eu detalho melhor essa lista.


Última edição por Xennap em Qua Fev 15, 2012 8:06 am, editado 1 vez(es)
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Selath Sagrav
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 2:29 am

Osu!
Ótima iniciativa.
Realmente concordo sobre a lista dos chares... Tirando que alguns dos Broken e Uber eu trocaria de uma para a outra.
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 5:22 am

Sem monge nem superstar no uber tier euri, monge passa o jogo inteiro dando cambalhota e ficando imune de quase tudo; superstar com a amyzilla também não e nada legal , também seria legal considerar as coasses que não sao mais "jogáveis" tipo sentinela comandante e (entrando por pouco) mestre(errei aqui, edit), que esta com muitas brechas abertas


Última edição por iSlasher. em Qua Fev 15, 2012 10:19 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 8:04 am

iSlasher. escreveu:
Sem monge nem superstar no uber tier euri, monge passa o jogo inteiro dando cambalhota e ficando imune de quase tudo; superstar com a amyzilla também não e nada legal , também seria legal considerar as coasses que não sao mais "jogáveis" tipo sentinela comandante e (entrando por pouco) monje, que esta com muitas brechas abertas


A melhor coisa que um monge faz é trancar o oponente naquela rolagem dele, ou usar o golpe aéreo que ele desce com o bastão (não sei o nome daquilo) para controlar o espaço, mas creio que ambos sejam perfeitamente counteráveis se você puder prevê-los. Oh sim, o juggling, mas os golpes dele não são tão fortes assim a ponto de um counter não solucionar.

E você mencionou Monje duas vezes. Afinal, você acha ele Uber ou não jogável?

Já faz muito tempo que eu não levo um amyzilla no pvp. Da última vez que eu chequei essa spell só servia para tirar o cara do counter. Como está o dano dela? De qualquer forma, a menos que essa spell esteja realmente broken, não vejo motivos para considera-lá uber porque ela é basicamente uma Diva piorada.

Eu acredito que Sentinela ainda seja a melhor classe do Ryan (dane-se executor!). Mesmo com o nerf nos danos ele continua com aquele mushi insano que o torna imprevisível e aquele dash aéreo de prioridade duvidosa.

E, comandante é uma classe estranha. Já tentei jogar com ele, mas é difícil a menos que você saiba abusar da distância da sua lança. Os danos dele são baixos, e a única spell dele que realmente presta é a 1 com fúria (que por visto é muito boa). Ok, a 3 spell dele com fúria também é boa, mas jogar confiando em uma spell 3 é tenso.

@ Selath: diga quais classes você trocaria de lugar! Esse espaço é para discutirmos mesmo.


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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 9:23 am

Bote da serpente?antigamente pelo que eu saiba era ''Corte da serpente'',mas achei muito legal sua iniciativa,porém tem algumas classes que achei que você esqueceu de colocar.
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 10:15 am

Xennap escreveu:
iSlasher. escreveu:
Sem monge nem superstar no uber tier euri, monge passa o jogo inteiro dando cambalhota e ficando imune de quase tudo; superstar com a amyzilla também não e nada legal , também seria legal considerar as coasses que não sao mais "jogáveis" tipo sentinela comandante e (entrando por pouco) monje, que esta com muitas brechas abertas


A melhor coisa que um monge faz é trancar o oponente naquela rolagem dele, ou usar o golpe aéreo que ele desce com o bastão (não sei o nome daquilo) para controlar o espaço, mas creio que ambos sejam perfeitamente counteráveis se você puder prevê-los. Oh sim, o juggling, mas os golpes dele não são tão fortes assim a ponto de um counter não solucionar.

E você mencionou Monje duas vezes. Afinal, você acha ele Uber ou não jogável?

Já faz muito tempo que eu não levo um amyzilla no pvp. Da última vez que eu chequei essa spell só servia para tirar o cara do counter. Como está o dano dela? De qualquer forma, a menos que essa spell esteja realmente broken, não vejo motivos para considera-lá uber porque ela é basicamente uma Diva piorada.

Eu acredito que Sentinela ainda seja a melhor classe do Ryan (dane-se executor!). Mesmo com o nerf nos danos ele continua com aquele mushi insano que o torna imprevisível e aquele dash aéreo de prioridade duvidosa.

E, comandante é uma classe estranha. Já tentei jogar com ele, mas é difícil a menos que você saiba abusar da distância da sua lança. Os danos dele são baixos, e a única spell dele que realmente presta é a 1 com fúria (que por visto é muito boa). Ok, a 3 spell dele com fúria também é boa, mas jogar confiando em uma spell 3 é tenso.

@ Selath: diga quais classes você trocaria de lugar! Esse espaço é para discutirmos mesmo.



As pessoas contra monge nem tem chance ja que ele passa o jogo INTEIRO só na cambalhora, não da pra pegar despreevinido nem dar spell, amyzilla o 1 pisao e facil, o 2 é que são elas, ta tirando 2k-2.5k o segundo, o 1 ta tirando 1k-1.3k, ta extremamente tenso, monge ainda continuo acreditando que esteja entre uber e broken, não da pra aguentar só aquilo o jogo inteiro, e sentinela, ahhh.... tenta jogar contra QUALQUER classe com o sentinela atualmente, infelizmente esta com um dano absurdamente baixo, o comandante esta com um range extremamente nerfado e ainda abre brechas grandes, o problema dele é o gameplay, essa é minha opinião, cada um tem a sua porem eu considero tudo que falei valido..


Edit: troquei ali, era pra ser mestre o nerfado >.< ta tenso jogar com ele
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 11:45 am

Geralmente quando um monje rola para cima de mim eu chego para trás e uso ataque aéreo. Nem sempre acerta, mas ainda é uma forma efetiva de não ser acertado. Agora se um monje ficar só rolando de um lado para o outro esperando você vir para cima dele (que nem alguns avatares) a situação realmente complica. Praticamente todos os personagens que eu gosto de usar tem pelo menos um projétil (alquimista, tecnomaga e la geas) então para mim isso nunca foi problema. Agora, se você joga com um char sem projétil nenhum acho que a melhor solução é esperar ele se cansar e vir para cima de você. Isso torna o jogo extremamente chato, mas é melhor que ir pra cima dele e perder. Ao menos você pode ficar provocando para retirar o mp dele enquanto o seu recarrega.

Quanto ao sentinela eu não sou o melhor player para defende-lo porque eu não tenho afinidade nenhuma com o playstyle da classe. Se alguém aí souber jogar com ele grave alguns vídeos para podermos analisar melhor a situação dele.

Alguém aí sabe me dizer que mudanças o mestre sofreu com o balance? Sempre achei ele uma classe super awesome, mas ultimamente ele anda meio sumido.
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyQua Fev 15, 2012 12:03 pm

Xennap escreveu:
Geralmente quando um monje rola para cima de mim eu chego para trás e uso ataque aéreo. Nem sempre acerta, mas ainda é uma forma efetiva de não ser acertado. Agora se um monje ficar só rolando de um lado para o outro esperando você vir para cima dele (que nem alguns avatares) a situação realmente complica. Praticamente todos os personagens que eu gosto de usar tem pelo menos um projétil (alquimista, tecnomaga e la geas) então para mim isso nunca foi problema. Agora, se você joga com um char sem projétil nenhum acho que a melhor solução é esperar ele se cansar e vir para cima de você. Isso torna o jogo extremamente chato, mas é melhor que ir pra cima dele e perder. Ao menos você pode ficar provocando para retirar o mp dele enquanto o seu recarrega.

Quanto ao sentinela eu não sou o melhor player para defende-lo porque eu não tenho afinidade nenhuma com o playstyle da classe. Se alguém aí souber jogar com ele grave alguns vídeos para podermos analisar melhor a situação dele.

Alguém aí sabe me dizer que mudanças o mestre sofreu com o balance? Sempre achei ele uma classe super awesome, mas ultimamente ele anda meio sumido.

Dano do atk principal dele( atk na corrida no ar ou como conhecemos o giro) sofreu um nerf absoluto, no praticar ta tirando 15 de dano o hit que derruba de primeira, enquanto ao monge, o que ferra essa sua estrategia é o hit que mantem levantado antes da cambalhota, assim furando sua defesa sendo ela qual for
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptySex Fev 17, 2012 11:10 am

Problemas com Monjes? Titio Xennap resolve xD xD xD (tá parei, não levem o vídeo a sério)

Spoiler:

Mas me contem aí, estão gostando de jogar na floresta élfica invertida? Estão tendo dificuldades com os combos aí ou tá de boa? Por mim não faz diferença, nunca treinei para jogar nesse terreno mesmo...
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptySex Fev 17, 2012 11:36 am

Xennap escreveu:
Problemas com Monjes? Titio Xennap resolve xD xD xD (tá parei, não levem o vídeo a sério)

Spoiler:

Mas me contem aí, estão gostando de jogar na floresta élfica invertida? Estão tendo dificuldades com os combos aí ou tá de boa? Por mim não faz diferença, nunca treinei para jogar nesse terreno mesmo...
KKK rashei ali! + pelo que vi a floresta elfica invertida(calnat) esta um pouco menor do que a original, não me sinto a vontade la
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptySex Fev 17, 2012 6:42 pm

Eu trocaria a Arquimaga e a Alquimista de posição.
Arquimaga em Uber e Alquimista em Broken!
Tudo bem que a barreira de fogo está com o dano muito alto, mas geralmente o inimigo só recebe 2~3 hits porque é empurrado e mesmo se você usar barreira de fogo quando o oponente estiver no fatal, ela só derruba depois de 6 hits e pra isso só no canto da tela ou com algum pet. Além do mais, o inimigo pode dar counter!
Essa é a minha opinião~
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MensagemAssunto: Re: Discussão geral do metagame   Discussão geral do metagame EmptyDom Fev 19, 2012 10:50 am

Hikky-c escreveu:
Eu trocaria a Arquimaga e a Alquimista de posição.
Arquimaga em Uber e Alquimista em Broken!
Tudo bem que a barreira de fogo está com o dano muito alto, mas geralmente o inimigo só recebe 2~3 hits porque é empurrado e mesmo se você usar barreira de fogo quando o oponente estiver no fatal, ela só derruba depois de 6 hits e pra isso só no canto da tela ou com algum pet. Além do mais, o inimigo pode dar counter!
Essa é a minha opinião~

O motivo que me faz consuderar arquimaga broken não é somente a barreira de fogo. Arquimaga já era uma classe muito boa antes desse buff na barreira (grab infinito, ótimas spells, 3 spells possibilitam grab fácil, spawn kill, projéteis). Mesmo pegando 3 hits, isso já é o suficiente para arrancar metade do hp em b+, sem contar que é muito fácil agarrar depois da skill com possibilidade de agarrão infinito. Se ela voltasse a ser como antes do balance ela poderia ser uber, mas acho que isso a faz broken por enquanto.

Agora alquimista (lembre-se que eu estou considerando sem talentos comuns) possui um problema sério de mobilidade. Ela não pode sentar no topo do estágio como a arquimaga e ficar tacando projéteis (já que a bomba explode quando toca em uma plataforma). Contra oponentes com projéteis ela sofre muito, sendo praticamente impossível ganhar de Lires e duelistas. É uma classe muito boa sim contra aquelas que não possuem outra opção que não se aproximar, mas é horrível contra todos long-range. Agora, se eu estivesse considerando os talentos comuns, alquimista ia para broken com certeza.
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